Visualizar Curso
ImprimirImprimir     
Você está em: 
Cursos » 
Curso 01 - Ensino de leitura para pessoas com autismo

Curso 01 - Ensino de leitura para pessoas com autismo

Ministrantes:
Camila Graciella Santos Gomes (Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e Centro de Estudos e Intervenção para o Desenvolvimento Humano) e Deisy das Graças de Souza (Universidade Federal de São Carlos)

Dia 21 de Outubro (terça-feira) das 8h00 às 12h00

 

Curso nível introdutório

PROGRAMA:

 

Identificar e analisar aspectos fundamentais do processo de ensino de leitura para pessoas com autismo.
1. Definição de autismo e aspectos da aprendizagem;
2. Análise comportamental da leitura: relações de controle de estímulos e operantes discriminados;
3. Uma possível rota para o ensino de leitura para pessoas com autismo: tipos de atividades e potenciais reforçadores, sequência de ensino, monitoramento da aprendizagem;
4. Ampliação das habilidades de leitura e de escrita por meio do uso de um programa informatizado para ensino individualizado.

 

 

RESUMO

 

A aprendizagem de habilidades de leitura tem funções importantes na vida de qualquer indivíduo, pois favorece, entre outros aspectos, a compreensão dos estímulos do ambiente, a interação entre as pessoas, o acesso ao conteúdo escolar e a aprendizagem de habilidades mais complexas que dependem da aprendizagem prévia da leitura. Ainda que pareçam muito naturais para qualquer leitor proficiente, habilidades de leitura são complexas e exigem do aprendiz uma série de pré-requisitos. Esses repertórios se configuram como uma rede de relações entre estímulos e entre estímulos e respostas, que são inicialmente independentes, mas que podem se tornar relacionadas por meio de ensino. As relações entre estímulos podem dar origem a relações de equivalência e significado. As relações entre estímulos e respostas são relações de controle de operantes verbais.  A interligação das relações em rede que ocorre quando, em decorrência de aprendizagem, os antecedentes de diferentes operantes verbais se tornam membros de uma mesma classe, permite a leitura com compreensão. Pessoas com autismo, que são caracterizadas por apresentarem alterações graves na interação social, na comunicação e pela presença de comportamentos rígidos e repetitivos, podem ser beneficiadas pela aprendizagem de habilidades de leitura. Além de permitir a esses indivíduos maior compreensão, melhor interação com o ambiente e a aprendizagem dos conteúdos programados pela escola, a leitura pode aumentar significativamente as possibilidades de entrada, permanência e progresso na escola comum. Por outro lado, o ensino de habilidades de leitura para pessoas com autismo é um desafio porque, além da complexidade das habilidades, a literatura também indica que essa população pode apresentar dificuldades em aprender pelos métodos de ensino convencionais e necessitar frequentemente de adequações metodológicas. Este curso tem como objetivo levar os participantes a identificar e analisar aspectos fundamentais do processo de ensino de leitura para pessoas com autismo, considerando as características do repertório a ser ensinado, características de outros repertórios dos alunos que podem competir ou convergir com o repertório novo, e contingências de ensino. Os principais tópicos abordados serão: 1. Definição de autismo e aspectos da aprendizagem; 2 Análise comportamental da leitura: relações de controle de estímulos e operantes discriminados; 3. Uma possível rota para o ensino de leitura para pessoas com autismo: tipos de atividades e potenciais reforçadores, sequência de ensino, monitoramento da aprendizagem; 4. Ampliação das habilidades de leitura e de escrita por meio do uso de um programa informatizado para ensino individualizado.

AEC