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Curso 17 - Por que estudar o desenvolvimento, em particular o infantil?

Curso 17 - Por que estudar o desenvolvimento, em particular o infantil?

Ministrantes:
Deise Maria Leal Fernandes Mendes (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Dia 21 de Outubro (terça-feira) das 14h00 às 18h00

 

RESUMO:

O curso terá por objetivo discutir a importância dos estudos e pesquisas em desenvolvimento, em especial os relativos à infância. Para tal, serão abordados tanto construtos e formulações teóricas, quanto evidências de estudos empíricos. O entendimento assumido a respeito do conceito de desenvolvimento humano será explicitado. Fenômeno de caráter processual, em que os produtos são vistos como decorrência e não como foco principal, deve ser considerado como situado em um contexto histórico e sociocultural. A compreensão desse processo de transformações deve ser buscada levando-se em conta o desenvolvimento do indivíduo ao longo da vida, e, portanto, o plano ontogenético, mas também a história evolucionária da espécie, que configura o plano filogenético de análise. Os fundamentos para o estudo do desenvolvimento se inscrevem, na visão adotada, na perspectiva do ciclo vital, em que nenhum período da ontogênese assume supremacia sobre os outros, sendo o desenvolvimento o resultado, a qualquer momento, de interações entre influências diversas, e consistindo em ganhos e perdas. Algumas questões basilares serão tratadas, como a da continuidade (se devemos entender o desenvolvimento como um processo gradual de mudanças ou marcado por períodos de rápida transformação; e se existe continuidade entre o desenvolvimento dos seres humanos e de outra espécie animal), a relativa a fontes de desenvolvimento (nature e nurture, arguindo que papel pode-se atribuir à hereditariedade genética e ao ambiente ao longo das mudanças decorrentes do desenvolvimento) e a das diferenças individuais (como uma pessoa vem a possuir características individuais estáveis que a tornam diferente de todas as outras). Nesse processo, em que se inserem os anos iniciais da vida, o período designado por infância será focalizado discutindo-se, à luz de resultados de pesquisas na área, as principais capacidades, conquistas e desafios marcantes nesta fase. Retomando as questões de base mencionadas, discutir-se-á como entender o conjunto de capacidades já presentes no recém-nascido logo após o nascimento, muitas delas voltadas para a busca do contato e interação com outros indivíduos, e como pensar o desenrolar de seu desenvolvimento global a partir deste conjunto de capacidades. As dimensões cognitiva, social e emocional, vistas como necessariamente integradas e articuladas entre si, serão abordadas com exemplos de estudos recentes, inclusive brasileiros. Serão tratados, ainda, o papel que cumprem os cuidadores, pais e outros perfis, nos primeiros anos de vida. e a importância das interações sociais iniciais para o desenvolvimento saudável das crianças, valendo-se de pesquisas no campo da parentalidade. Finalizando, os participantes serão convidados a pensar como o conhecimento advindo da Psicologia do Desenvolvimento contribui para atuações de promoção de saúde desde a infância, dentro e fora da psicologia, por vezes em iniciativas que envolvem equipes multidisciplinares, e que parecem de interesse para todos os que trabalham com crianças e/ou cuidam delas. A expectativa em relação a esse curso é a de que favoreça a tomada de conhecimento e reflexão sobre o que se tem estudado e descoberto a respeito do desenvolvimento infantil, e que isso venha a contribuir para a trajetória dos participantes como profissionais e eventuais cuidadores de crianças.   

Palavras-chave: desenvolvimento infantil, parentalidade, desenvolvimento humano.

 

Área: DES - Psicologia do Desenvolvimento.